Você sabia que 90% dos traders não faz nenhum tipo de registro dos trades executados?
E limitam-se apenas a olhar para o saldo total que tem na corretora, sem a menor ideia do percentual de acerto de suas operações e quais estratégias são mais rentáveis e quais deram mais prejuízo.
Infelizmente essa é a realidade da maioria dos traders no mundo todo. E as pessoas ainda ficam se perguntando por que tanta gente perde dinheiro no mercado financeiro?
Sempre que você abrir um trade, deve ter dois objetivos. O primeiro é ganhar dinheiro, o segundo é se tornar um trader melhor. (Alexander Elder)
Muitos traders alegam não possuir tempo para montar planilhas de Excel para registro de suas operações no mercado financeiro, salvar imagens de suas entradas e saídas, e escrever sobre suas operações. E dependendo do nível de detalhamento dos registros, isso pode demandar muito tempo mesmo.
Entretanto, agindo dessa forma perde-se uma grande oportunidade de aprender com as experiências no mercado de ações. O fato é que sem um diário para registrar seus trades e as lições aprendidas fica impossível acompanhar sua evolução no mundo dos investimentos.
Para fazer o registro dos trades eu também utilizei por muito tempo uma planilha do Excel. O diário era feito em um aplicativo chamado Evernote. Confesso a vocês que dava um super trabalho e não me deixava nem um pouco satisfeito.
Fui pesquisar então por outros aplicativos e descobri que atualmente existem ferramentas específicas pra isso, com diversos recursos que facilitam bastante o registro de nossas operações, além de fornecer relatórios sobre nosso desempenho na bolsa de valores.
Então para ajudá-los nessa árdua tarefa vou compartilhar com vocês algumas ferramentas para registro de trades:
Ferramenta #1 – Tradermetria
O Tradermetria é uma ferramenta criada especificamente para o registro de suas operações na bolsa de valores. Ele possui diversas funcionalidades, dentre as quais destaco:
- Possibilidade de acompanhar suas posições em tempo real e em várias corretoras em uma única tela;
- Diário de Trading;
- Importar as operações de sua corretora de forma automática;
- Definir metas diárias de ganhos;
- Backtest de robôs;
- Controle ações, futuros, opções, forex e mercados internacionais.
Ferramenta #2 – Airtable
O Airtable é uma ferramenta de banco de dados online gratuita incrível. Com ela você pode criar facilmente incríveis planilhas para registro dos seus trades. Atualmente tenho utilizado ela e estou bastante satisfeito com os resultados.
É similar ao excel, a diferença é que ela possui diferentes tipos de visões, filtros, tags, categorias e a vantagem de ser possível acessar os dados online por aplicativo Android ou IOS.
Ferramenta #3 – Planilha do Excel
O Excel é, sem sombra de dúvidas, uma ferramenta muito poderosa para registro das operações.
Mas fazer uma planilha bem completa dá um trabalhão para fazer, concorda comigo?
É muito melhor comprar uma planilha pronta, ainda mais por quem tem conhecimentos avançados de VBA no Excel assim pode criar várias funcionalidades, menus e outras coisas bem legais que exigem conhecimento de programação.
Nesse sentido uma planilha muito top é a Planilha Day Trade.💰
É uma planilha incrível com diversas funcionalidades que além de te ajudar no registro das suas operações e ainda calcula o imposto a pagar automaticamente.
Enfim, é um verdadeiro canivete suíço para registro de suas operações na bolsa de valores.
Ferramenta #4 - Planner
Um planner é uma ferramenta de organização que ajuda as pessoas a planejar e administrar suas tarefas, compromissos e metas, possibilitando uma vida mais organizada e produtiva, podendo também ser usado para o registro dos trades.
👆Esse aqui foi feito exclusivamente para traders. Achei bem legal!😁
Ferramenta #5 - Investidor10
O Investidor10 é talvez a ferramenta mais utilizada pelos investidores brasileiros. O motivo é simples, ela permite acompanhar em uma única plataforma todos os seus investimentos.
Para isso basta que o investidor crie sua carteira e vá adicionando os lançamentos. No plano gratuito isso é feito manualmente, com o Investidor 10 Pro isso é feito de forma automática. Uma mão na roda!
Postar um comentário